11 de mai. de 2023

A bonequinha que não sou

 


Por Ana Raja

Quando estamos em uma cidade a passeio, nossos olhos captam as imagens detalhadamente. Estamos conectados com o momento, suscetíveis aos cheiros, às cores, aos sons, aos toques e tudo nos atravessa de uma maneira diferente.

Explorar os lugares usando o transporte público é muito bacana, saímos do percurso turístico e temos a chance de conhecer a alma da cidade. Assim procuro me locomover em minhas viagens, e para ser sincera, só vejo vantagens. 

As descobertas de ruas fora da rota, restaurantes surpresas em esquinas esquecidas, uma cafeteria florida, uma loja com preços incríveis, muros pintados por moradores do bairro, realmente são ingredientes a mais.

Minha última viagem a São Paulo me fez refletir sobre o conteúdo de um informativo do metrô, veiculado dentro dos trens. Por meio de um circuito interno de vídeo, os passageiros assistem da cotação do dólar às imagens de pessoas desaparecidas.

Vou ajudá-los a visualizar o meu incômodo.

Bem caricato, para um informativo de segurança e boa convivência — talvez com o intuito de ser “engraçadinho” —, escolheram desenhos de bonecos animados e os contextualizaram em cenas comuns ao cenário das estações do metrô. O objetivo era alertar para o uso correto das escadas rolantes. 

Vamos à cena:

Um “bonequinho” desce as escadas, as mãos no corrimão, indicando a maneira de fazê-lo. Corta para a “bonequinha” se dirigindo à escada. A figura dele é simples, somente o desenho do personagem, sem adereços. Já a dela: maquiada, de salto alto, vestido curto. Com um pacote nas mãos, distraída – na verdade, meio tonta –, seu andar “rebolativo” marca a cadência da sua aproximação. Assim que coloca os pés, mais ou menos no terceiro degrau, ela se desequilibra e sai rolando escada abaixo, atingindo o “bonequinho” no final da escada, provocando um acidente.

Prestava atenção em tudo que era exibido naquela tela: resultado dos jogos do campeonato, empresas que tiram o nome dos endividados do SPC, dicas de cultura, saúde e por aí vai. 

Sobre o informativo dos bonecos, se a ideia era chamar a atenção para a segurança, a falha fica por conta da caracterização da figura feminina. A pluralidade de pessoas que frequentam o metrô é imensa. Não seria melhor pensar em pessoas? Não me identifico com aquela “bonequinha”. Eu preciso me ver inserida nas situações em que as cenas são apresentadas, e para isso é desnecessário a caracterização do gênero. Por favor, não vamos voltar ao tempo em que os homens, nos seus escritos, definiam as mulheres; e às mulheres era permitido escrever somente receitas. 

Outro dia, li em um livro que as coisas quando nos incomodam podem ser um incômodo coletivo e por isso devemos escrever sobre elas. Feito.

 

Ana Raja nasceu em Maringá (PR) e hoje vive em Brasília. Formada em jornalismo, e sempre envolvida com a literatura, tornou-se uma estudiosa da escrita, dedicando-se ao seu aprimoramento. Atualmente, vem  trabalhando no seu primeiro romance e, paralelamente, escrevendo contos e crônicas que externam as suas inquietações por meio das palavras.