Novo romance de Márcio Paschoal apresenta protagonista travesti
Odara é uma figura como poucas: um homem com alma e traços femininos. Uma pessoa diferente, mas com sentimentos, sonhos e problemas como todas as pessoas. Em seu novo romance, Márcio Paschoal revela, com muito bom-humor e leveza, a difícil realidade destas pessoas que escolheram o difícil caminho do travestismo. A personagem, que nasceu de uma conversa com a transformista Rogéria, dá nome ao livro e é mais um artifício na luta contra o preconceito.
Em seu novo romance, Márcio Paschoal apresenta uma personagem cheia de nuances. Uma figura cativante, com traços meigos e gestos gentis, que logo se enxerga como uma pessoa diferente e opta em assumir sua porção feminina. Assim nasce Odara. O autor explora esta dualidade e com muito bom-humor revela um pouco da realidade destes indivíduos marginalizados pela sociedade.
A inspiração para o livro surgiu de exercícios em oficinas ministrada pelo autor. Crônicas de Veríssimo, letras de artistas como Zeca Baleiro e um bate-papo traçaram o destino do livro. “O resultado foi uma mulher de extremos, de perfil psicológico complicado e que não queria ficar estanque, sonhando tatear estrelas distraídas. Conversando com a Rogéria pensei em transformar essa personagem controversa num travesti. Assim surgia Odara”, revela Paschoal.
A narrativa costurada pelo autor possibilita o conhecimento de várias facetas da personagem. Acompanhar a história de Odara desde sua complicada infância, passando por suas ilusões, romances e aventuras no Rio de Janeiro e pelo mundo leva a reflexão sobre a própria condição humana.
Ariadna do BBB 11 e Lea T juntam-se à Odara numa cruzada pela aceitação. Assim como essas “quase-celebridades” da vida real, a personagem criada por Paschoal dá um tapa na cara da sociedade ao desafiar a moral e os bons costumes falsamente defendidos por todos e denunciar a hipocrisia que contamina as relações pessoais.
Odara
Márcio Paschoal
Editora Record
256 páginas
Formato: 14 x 21 cm
Preço: R$ 34,90
Romance
Sobre o autor:
Márcio Paschoal nasceu no Rio de Janeiro, em 1953. Formado em Economia, trabalhou na área de recursos humanos no exterior para a Petrobras, como redator para a Fundação Getulio Vargas e foi encarregado dos roteiros de vídeos didáticos do CEDERJ - Centro de Ensino Superior a Distância do Rio de Janeiro. Escreveu a biografia do compositor maranhense João do Vale (Pisa na fulô mas não maltrata o carcará) e tem trabalhos publicados no Jornal do Brasil (música e literatura); Cadernos do Terceiro Mundo (economia); Pasquim (humor). É autor de Cada louco com sua mania - ilustrações, Jaguar (1995), Sofá branco (1996), Horóscopo sexual para praticantes (2001), Os atalhos de Samanta (2004), A maconha está bêbada e outras crônicas (2009), entre outros.
OBS: A pessoa que não for seguidor d'O BULE OU não postar o seu email e o endereço do Twitter (Orkut, Facebook, Blog) no espaço dos comentários desta postagem, automaticamente será excluída do sorteio.
*** Atenção! A promoção é válida até dia 05 de agosto se (e apenas se) houver uma quantidade mínima de 15 participações ***