14 de abr. de 2011

'Contos canhotos', de Fernando Marques

Contos canhotos traz 27 contos escritos entre 1982 e 2008. São histórias curtas que abordam o cotidiano e o extracotidiano da vida na cidade - às vezes mero cenário para episódios que poderiam ocorrer em qualquer lugar.

O escritor vive em Brasília desde 1974. A capital oferece moldura e material para muitas das narrativas, recheadas de "personagens de existência precária", como diz Ligia Cademartori no pósfácio. Personagens que, no entanto, “são capazes de ousadias nas pequenas aventuras em que se precipitam”. A vida noturna comparece em algumas das histórias com certo humor. Aspectos líricos e sociais se misturam no livro.

Dezessete dos contos já foram publicados, tendo aparecido pela primeira vez nas coletâneas Antologia do conto brasiliense e Todas as gerações - o conto brasiliense contemporâneo; nos jornais Correio Braziliense e Rascunho; na revista Classe A e no site Bestiario. As outras 10 histórias são inéditas. O volume tem apresentação (texto de orelha) de Marcelino Freire e posfácio de Ligia Cademartori.

Capa e projeto gráfico: Samuel Tabosa de Castro

LGE Editora, 124 págs.

Preço: R$ 30,00

LGE (61) 3362 0008

Sobre o autor:

Nascido no Rio de Janeiro, Fernando Marques vive em Brasília desde 1974, onde é professor universitário e jornalista. Tem reportagens, artigos ou trabalhos literários publicados nos jornais Correio Braziliense, O Globo, Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, Jornal da Tarde e Rascunho, em revistas como Cult e Folhetim e em sites como Cronópios. Publicou os livros Retratos de mulher (poesia; Varanda, 2001); , adaptação em verso do clássico Woyzeck, de Georg Büchner (teatro; Perspectiva, 2003), e o livro-disco Últimos – comédia musical em dois atos (Perspectiva, 2008). Escreveu ainda a comédia A quatro, encenada em Brasília em 2008. A peça foi mostrada em São Paulo, Brasília e Coimbra, Portugal, entre 2003 e 2007. Fernando Marques é doutor em literatura brasileira pela Universidade de Brasília com tese sobre o teatro musical dos anos 1960 e 1970. Parte de sua produção está disponível em http://www.fernandomarques.art.br/


*** ***


Caro leitor, será sorteado 1 (um) exemplar do livro Contos canhotos, de Fernando Marques.

Para participar do sorteio:
- Primeiramente é preciso ser seguidor d'O BULE.
- Depois, vá ao Twitter e poste a seguinte mensagem: RT @obule_blogue Concorra a um exemplar do livro 'Contos canhotos', de Fernando Marques. Saiba como acessando http://t.co/tVODWtO
- Caso não possua Twitter, ajude na divulgação da promoção reproduzinho esta postagem em seu blog.
- Depois, poste no espaço dos comentários desta postagem o seu e-mail e o seu endereço de Twitter (por exemplo, @rogerssilva) ou o link da postagem onde divulgou a promoção.
Não esqueça do e-mail, hein!

***A promoção é válida até dia 21 de abril ***