23 de fev. de 2012

'Arqueologias do olhar', de Frederico Spada Silva



Arqueologias do olhar é o livro de estreia de Frederico Spada Silva, financiado pela Lei Murilo Mendes de Incentivo à Cultura, da Prefeitura de Juiz de Fora (MG). Apresenta sessenta poemas escritos entre 1999 e 2011 e distribuídos em quatro seções temáticas: “Minimalismos da calma”, “Gramática dos sonhos”, “Desmazelos da palavra” e “Delimites do existir”, que dão unidade não apenas aos poemas nelas incluídos, mas também a todo o livro, marcado pelo delicado escavar poético das palavras, descobertas por um olhar criativo e meticuloso e dispostas em comunhão com o lúdico e o onírico. Segundo Helena Maria Rodrigues Gonçalves, que assina o prefácio da obra, “o lançamento de Arqueologias do olhar traz à literatura brasileira contemporânea o projeto poético de um jovem constantemente inquieto com a existência e precocemente apaixonado pelas tramas da linguagem. Ao mesmo tempo em que Frederico Spada mostra-se ávido por inserir-se no ritmo das pulsações da contemporaneidade, sua índole poética recusa-se a deixar-se tragar pelos modismos proliferantes, o que confere à sua produção poética um caráter peculiar: sua arqueologia consiste também na escavação de uma convergência – trata-se da convergência entre a tradição e a vanguarda, entre o popular e o erudito, ou seja, sua poesia consubstancia-se como um palimpsesto de vozes”.

Arqueologias do olhar
Frederico Spada Silva
Juiz de Fora, Funalfa, 2011, 86p.
ISBN: 978-85-7878-056-2

Onde comprar:
À venda diretamente com o autor, pelo e-mail arqueologiasdoolhar@gmail.com, ou, em Juiz de Fora (MG), nas livrarias Quarup (Rua Padre Café 484, São Mateus) e Vozes (Rua Espírito Santo 963, Centro).

Sobre o autor:
Nascido em Belo Horizonte, em 1982, vive em Juiz de Fora desde 1990.  Estudou Medicina durante três anos, mas se formou em Letras (Português, Francês, Latim e respectivas literaturas) pela Universidade Federal de Juiz de Fora e é Mestre em Estudos Literários pela mesma instituição, com dissertação sobre a obra poética de Hilda Hilst. Escreve desde a adolescência e já participou de diversos concursos literários, tendo obtido alguns resultados relevantes, sendo os mais recentes: menção honrosa (4º lugar) no 4º Prêmio Nacional de Poesia – Cidade Ipatinga e 2º lugar no 21º Festival Estadual de Poesia do CLESI (Ipatinga/MG, 2006), com publicação, respectivamente, nos volumes 8 e 9 de Poesia de Bolso; e menção honrosa (4º lugar) no 6º Prêmio Nacional de Poesia – Cidade Ipatinga, com publicação no volume 12 de Poesia de Bolso


*** ***

Caro leitor, será sorteado 1 (um) exemplar do livro Arqueologias do olhar, de Frederico Spada Silva.

  Para participar do sorteio:

-> Primeiramente, é preciso ser seguidor d'O BULE. Caso ainda não seja um seguidor, aproveite para se tornar um (à direita, em Leitores d'O BULE) e participar do sorteio.
-> Depois, vá ao Twitter e poste a seguinte mensagem: RT @obule_blogue Concorra a um exemplar de 'Arqueologias do olhar', de Frederico Spada Silva. Saiba mais em http://bit.ly/AF8Eqg
-> Caso não possua Twitter, ajude na divulgação criando uma postagem sobre o sorteio em seu blog. Caso não possua nem Twitter nem blog, divulgue o link d’O BULE, se referindo ao sorteio, em seu Orkut ou Facebook.
-> E para facilitar o contato d’O BULE com o vencedor do sorteio, deixe o endereço de e-mail nos comentários desta postagem.
IMPORTANTE: Aquele que não for seguidor d’O BULE, nem divulgar a postagem (pelo Twitter, Orkut, Facebook, blog ou site) e não deixar o e-mail no espaço dos comentários desta postagem não será incluído no sorteio.

*** Atenção! A promoção é válida até dia 01 de março de 2012. No entanto, o sorteio apenas será realizado assim que alcançar a quantidade mínima de 15 participações. BOA SORTE! ***