Ultraje a Rigor ganha biografia ao completar 30 anos de estrada
Eles transformaram a palavra ultraje em sinônimo de rock descompromissado, irreverente, inteligente e “sem firulas”. O Ultraje a Rigor tirou sarro de tudo e de todos, sem nunca deixar de rir de si mesmo. E nessa brincadeira a banda liderada por Roger ajudou a lapidar o rosto do rock brasileiro a partir dos anos 80, como mostra a jornalista paulistana Andréa Ascenção no livro Ultraje a Rigor: Nós Vamos Invadir Sua Praia.
O mais legal do livro é que não é aquele bloco chato construído por histórias maçantes e batidas. É uma conversa descontraída entre seus olhos, a banda e todo mundo que contribuiu para construção da história dela. De quebra, um monte de fotos ótimas de arquivo pessoal, os (estranhos) apelidos, e as letrinhas (...) Tudo isso embalado em uma publicação bem colorida. A cara do Ultraje.
Noize
A autora vai fundo em seu objetivo de mostrar
a história de Roger e do Ultraje.
Rolling Stone
Rolling Stone
[a biografia] é legal porque chama a atenção de outras pessoas para a carreira. É gostoso para mim.
Dá orgulho ter uma biografia publicada. Não é uma autobiografia - quero dizer, é alguém que se interessou
e escreveu, conta Roger.
Andréa Ascenção colocou as informações em perspectivas que funcionaram bem. Dão uma ideia mais geral do que aquilo que estamos acostumados a ler por aí (e também
de coisas que não lemos por aí). Parece que dá para ouvir Roger Rocha Moreira, ou qualquer um dos integrantes e ex-integrantes.
Guitar Player
Para os fãs do Ultraje, um registro mais do que obrigatório; para a nova geração, um documento a ser devorado para tentar compreender porque bandas atuais são tão desmerecidas pela crítica, pelos mais velhos e até por jovens que exigem algo mais do que calças coloridas ou dor de cotovelo desafinada e aos berros.
Metrô News
Para os fãs do Ultraje, um registro mais do que obrigatório; para a nova geração, um documento a ser devorado para tentar compreender porque bandas atuais são tão desmerecidas pela crítica, pelos mais velhos e até por jovens que exigem algo mais do que calças coloridas ou dor de cotovelo desafinada e aos berros.
Metrô News
Do interesse de Roger por rock ainda na infância, até o lançamento de Música Esquisita a Troco de Nada!, a narrativa corre de forma simples e bem-humorada pela história do Ultraje a Rigor, pontuada por entrevistas com músicos, produtores, empresários e fãs, com depoimentos de Lobão e Kid Vinil. Para Roger, “idealismo, qualidade, comprometimento e verdade foram fundamentais para a banda chegar aos 30 anos de existência”, agora registrados em livro.
Com 352 páginas e mais de 100 fotos, muitas inéditas, além de raridades somente agora reveladas pelos integrantes, Ultraje a Rigor: Nós Vamos Invadir Sua Praia está disponível nas livrarias de todo o Brasil.
Depoimento da autora:
“Escrever este livro foi um baita desafio e privilégio por poder desvendar a história por trás de uma banda de rock n’ roll. Aqui os músicos não são “só” os músicos. Depois de uma pesquisa minuciosa e muitas entrevistas os personagens centrais nasceram “desarmados” de seus instrumentos e cresceram sob os olhos do leitor movidos pela música e todos os sonhos e frustrações que a estrada oferece. Num país que ainda tem muitas praias para invadir o Ultraje a rigor consegue fabricar doses próprias de bom humor para cutucar todo mundo. E quanto mais o tempo passa mais as brincadeiras de gente grande somam sentidos à realidade pelada, pelada, nua, com a mão no bolso.”
>>> Entrevista com a autora para o programa Agora é Tarde, da Band > AQUI.
>>> Entrevista com Roger, do Ultraje a Rigor, para a revista Guitar Player > AQUI.
* Contato com a editora Belas-Letras pelo e-mail editorial@belasletras.com.br ou pelo telefone (54) 3025-3888.
* Contato com a autora, Andréa Ascenção, pelo e-mail andrea.ascencao@gmail.com
* Para mais informações acesse o site oficial da biografia http://www.wix.com/livronvisp/home
Sobre a autora:
Andréa Ascenção é paulistana, nascida em 12 de setembro de 1986, quando o Ultraje a Rigor já era um sucesso nacional e Roger completava 30 anos. Como jornalista, foi colaboradora da revista Poeira Zine e do portal Casa Claúdia, da Editora Abril. Hoje é redatora e gestora de marketing direto na agência PMK Involvement Marketing.
*** ***
Caro leitor, será sorteado 1 (um) exemplar da biografia Ultraje a Rigor: Nós vamos invadir sua praia, de Andréa Ascenção.
Para participar do sorteio:
- Primeiramente, é preciso ser seguidor d'O BULE. Caso ainda não seja um seguidor, aproveite para se tornar um (à direita, em Leitores d'O BULE) e participar do sorteio.
- Depois, vá ao Twitter e poste a seguinte mensagem: RT @obule_blogue Concorra à biografia 'Ultraje a Rigor: Nós vamos invadir sua praia', de @deaascencao. Saiba mais em http://bit.ly/uadGUr
- Caso não possua Twitter, ajude na divulgação criando uma postagem sobre o sorteio em seu blog. Caso não possua nem Twitter nem blog, divulgue o link d’O BULE, se referindo ao sorteio, em seu Orkut ou Facebook.
- E, para facilitar o contato do autor com o vencedor do sorteio, pode enviar o seu endereço de e-mail pelo Formulário de Contato ou deixar nos comentários desta postagem. Caso não envie o seu e-mail, o contato será estabelecido pelo Twitter.
*** Atenção! A promoção é válida até dia 24 de dezembro. No entanto, o sorteio apenas será realizado assim que alcançar a quantidade mínima de 15 participações. BOA SORTE! ***