Segundo o Aurélio, ‘tesselário’ é o operário que prepara pedras ou tijolos para pavimentos; é, também, um mosaísta. A concepção do livro de minicontos Tesselário, de Geraldo Lima, seguiu essa definição: os textos, diversos na forma, gênero e tema, compõem um verdadeiro mosaico.
O livro é divido em duas partes: Tesselas (tessela, segundo ainda o Aurélio, é “cubo ou peça de mosaico”) e Breu. A primeira parte é composta de 34 minicontos (ou minitextos, como queiram) e a segunda, de 33 microcontos.
Tesselário, como bem o disse o escritor José Ricardo Moreira, "não quer ser livro de contos" (referia-se ele às Tesselas). Será, então, um mosaico de textos diversos, de minitextos. Como o cara que recolhia pedrinhas, seixos, alguns bastante irregulares, e isso é que o animava, Geraldo Lima também foi instigado pela irregularidade, pela singularidade de cada texto. Como Artur Bispo do Rosário, com seu manto sagrado, e Gabriel Joaquim dos Santos, com sua Casa da Flor, ele foi compondo poeticamente esse labirinto de textos onde ecoam vozes diversas, distantes no espaço e no tempo.
Na primeira parte, Tesselas, algumas narrativas são apenas fragmentos, lascas de texto. Na segunda parte, Breu, o autor procurou a concisão do que se chama hoje de micronarrativas. Breu representou uma tentativa de mergulho nos desvãos da mente humana, no seu lado obscuro. Quanto à estrutura dos textos, buscou o máximo de concisão, procurando não ultrapassar o limite de cinco linhas. Foi, segundo o autor, como compor sonetos ou haicais.
Tesselário, 1ª edição
Autor: Geraldo Lima
Selo 3x4, Editora Multifoco
Capa: Guilherme Peres
Revisão: Joel Pires
Número de Páginas: 81
ISBN: 978-85-7961-388-3
Preço: R$30,00
Onde comprar:
Por enquanto, pedidos podem ser feitos através do e-mail vendas@editoramultifoco.com.br (o livro será enviado pelo correio) ou no site da editora: http://www.editoramultifoco.com.br/. Pode ser comprado também na loja da editora, na Lapa, Rio de Janeiro.
Sobre o autor:
Geraldo Lima é autor dos livros A noite dos vagalumes (contos, Prêmio Bolsa Brasília de Produção Literária, FCDF), Baque (contos, LGE Editora/FAC), Nuvem muda a todo instante (infantil, LGE Editora), UM (romance, LGE Editora) e Trinta gatos e um cão envenenado (peça de teatro, Ponteio Edições). É colunista dos sites O BULE e Portal Entretextos http://portalentretextos.com.br. Colabora com o Jornal Opção, em Goiânia, Jornal de Sobradinho e a revista Triplo V www.triplov.com. Mantém o blog Baque: www.baque-blogdogeraldolima.blogspot.com
OBS: A pessoa que não for seguidor d'O BULE OU não postar o seu email e o endereço do Twitter (Orkut, Facebook, Blog) no espaço dos comentários desta postagem, automaticamente será excluída do sorteio.
*** Atenção! A promoção é válida até dia 06 de setembro se (e apenas se) houver uma quantidade mínima de 15 participações ***