Literaturas em Rede



Literaturas em Rede: conectando a comunidade literária!


Literaturas em Rede é uma campanha que visa conectar, em uma ampla rede, escritores, produtores culturais, professores, páginas, canais, blogs e sites dedicados à literatura.

A campanha Literaturas em Rede funciona em três (3) frentes: coletiva, pessoal, autoral. Veja qual se adequa mais ao seu propósito:

1) Parcerias entre páginas, canais, blogues, sites coletivos & a Revista O Bule (acesse a página + Seres Coletivos e conheça nossas propostas).



2) Parcerias pessoais & banco de dados da Rede


Criamos um questionário para o leitor/escritor/professor/crítico literário deixar os seus contatos (e-mail, telefone, WhatsApp), os seus sítios e perfis particulares (blogue/site/Facebook/Instagram/canal do Youtube/X) a fim de que os outros integrantes da Rede (ou seja, os que também preencherem o questionário) possam entrar em contato um com o outro e propor/estabelecer parcerias, enviar e/ou trocar obras, conhecer e acompanhar o trabalho alheio, etc. Mas há muito mais! Imagine integrar uma rede com centenas, ou mesmo milhares, de pessoas com afinidades semelhantes às suas? É importante, contudo, reforçar algumas regras fundamentais antes de prosseguir:
  1. Em hipótese alguma o banco de dados será disponibilizado para quem não o preencher. O PDF com os contatos será atualizado mensalmente e exigirá uma senha de acesso.
  2. Todos os campos do questionário, exceto nome e e-mail principal, são opcionais. No entanto, o acesso ao banco de dados requer o preenchimento de, no mínimo, 50% do questionário.
  3. Antes de enviar qualquer e-mail em massa, mesmo que acerca de literatura, é necessário pedir permissão.
  4. Ao preencher o questionário e integrar o banco de dados, o participante compreende que outros membros da Rede poderão adicioná-lo em redes sociais (Facebook, Instagram, Youtube) ou contatá-lo por meio de outros canais. Este é o principal objetivo da Rede: integrar pessoas com interesses em comum, a saber, escritores, leitores, críticos literários, professores de português/redação e amantes de literatura. Muitas amizades e parcerias podem surgir dessa interação.


3) Mutirão da Literatura Brasileira Contemporânea (autoral)


No último item do questionário, propomos criar uma rede de (auto)divulgação entre escritores, centralizada em um Chat do Google, por acreditarmos que um grupo no WhatsApp poderia gerar concorrência com outras conversas e grupos - tudo sob a coordenação da Revista O Bule. A partir das ações propostas no Chat e aceitas pelo grupo, o objetivo, assim, é unir forças para que todos divulguem um ao outro e, em consequência, sejam divulgados, seja por meio de envio e troca de livros, de leituras, de resenhas, seja por meio de postagens em redes sociais, dicas de leitura, divulgação em grupos de WhatsApp e Facebook, ou mesmo a partir do famoso boca-a-boca. Essa divulgação pode ser fortuita, diária, ou pode ser direcionada para o lançamento de um escritor do grupo, por exemplo. As possibilidades são muitas (e nós, O Bule, coordenaremos tudo para que as ações sejam direcionadas e efetivas). Legal, né? 

Além disso, a iniciativa promoverá escambos de livros, incentivo à leitura da obra de outros membros, estímulo à escrita de resenhas sobre a obra dos colegas (com possível publicação aqui), sorteios semanais, promoções exclusivas e muito, muito mais. 

Para preencher o questionário, 

basta clicar AQUI.


Quem pode participar?


Qualquer escritor, produtor de conteúdo, crítico literário, professor de literatura/português, gestor de página de Facebook ou canal no Youtube, site ou blog de ou sobre literatura, desde que estes últimos:
  • Sejam atualizados frequentemente.
  • Não publiquem pornografia.
  • Não possuam conteúdo negacionista, racista, preconceituoso, fake news, antissemita e congêneres❌.
Qualquer dúvida sobre a campanha Literaturas em Rede, entre em contato pelo e-mail coisasprobule@gmail.com.