7 de mar. de 2023

'Renovaceno', de Ciberpajé


Renovaceno
é o álbum de quadrinhos do Ciberpajé (Edgar Franco). 

A obra tem o seu título inspirado no livro Novaceno, do cientista inglês James Lovelock, que apresenta um iminente novo mundo de inteligências artificiais avançadas com cognição dez mil vezes superior à nossa. Seremos vistos por elas como criaturas lentas e contemplativas, mas esses seres não nos dominarão, serão tão dependentes da biosfera quanto nós, assim humanos e pós-humanos atuarão juntos para garantir a sobrevivência da Terra e da humanidade. 

Pois bem, o Ciberpajé imagina o que advirá após o Novaceno, e em 13 HQs curtas apresenta seu Renovaceno, dividindo-o em um intróito chamado Transbinários, e três capítulos intitulados:  Transbiológicos, Transdigitais e Transcendentes, apresentando narrativas curtas baseadas em seu universo ficcional transmídia da Aurora Pós-humana.


Renovaceno conta com prefácio do artista multimídia e professor Dr. Octavio Aragão (UFRJ), e posfácios da arte cientista e professora Dra. Danielle Barros (IV Sacerdotisa da Aurora Pós-humana - UFSB) e do quadrinhista e professor Dr. Gazy Andraus (UFG). 


A obra tem tiragem inicial limitada e pode ser adquirida através do e-mail da editora:
editoramerdanamao@yahoo.com

Edgar Franco é artista transmídia, mago psiconauta e mentor da banda Posthuman Tantra. Formado em Arquitetura e Urbanismo, é pós-doutor em arte e tecnociência e professor da UFG. Iniciou a carreira como quadrinista aos 12 anos, publicando a HQ O filho de Lúcifer no fanzine Odisséia. A transmutação em Ciberpajé envolveu aspectos performáticos, sobretudo nas performances cíbridas realizadas pelo projeto Posthuman Tantra, nevolvendo vídeos, aplicações computacionais em RA (realidade aumentada), mágica eletrônica, figurinos exclusivos e ações artísticas criadas em parceria com os integrantes do grupo de pesquisa CriaCiber – Criação e Ciberarte, da FAV/UFG, coordenado por Franco.